domingo, 16 de setembro de 2007

AS TRILHAS QUE ESTAMOS PERCORRENDO

Estamos seguindo um roteiro traçado. Mas, de repente podemos buscar um atalho... O nosso roteiro:
Titulo: A prática docente com o uso das Mídias: O que pode mudar?
Tema: Formação Docente e Uso das Mídias : Caminhos que se cruzam-O curso Intel no Estado de Sergipe.
...
1. Formação Docente e Mídias: Caminhos que se cruzam. 1.1 Formação Docente e o uso das TIC. 2. Intel: Educação para o Futuro: Uma proposta de formação docente. 2.1 Tecnologia e Cidadania 2.2 O projeto Intel 2.3 Intel no Brasil: Uma construção histórica 3. Intel em Sergipe: formando docentes. 3.1 A proposta Intel 3.1.1 O Convênio. 3.2 As capacitações 3.3 A formação da Equipe. Quem somos? 3.4 Os resultados 4. Conclusão 6. Referências Bibliográficas

9 comentários:

Cilene Dantas disse...

É importante como as tecnologias da informação e da comunicação vem desempenhar um papel importante na vida do professor, nosso tema vai dar um empurrãozinho para atualização do professor em relação às mídias,pois essa reconstrução na sua prática pedagógica não é nada fácil. O cursso Intel Educação para o Futuro tem uma ótima proposta para formação docente.
Valeu a toda equipe pelo maravilhoso trabalho percorrido!
Cilene Dantas

Margareth disse...

Cilene
O curso Intel permite que o professor desenvolva as atividades pautado em uma metodologia de construção, desde o plano de atividade até a criação de web site e folder para a divulgação de tudo o que foi construido no curso.

Maria Auxiliadora Machado de Jesus disse...

As transformações sociais, econômica e principalmente tecnológicas, impõem novas formas de ensinar e aprender. Cada vez mais as tecnologias de comunicação e informação vêm sendo incorporadas no processo ensino-aprendizagem como recurso de mediação entre o conhecimento e o individuo.
O uso da tecnologia no contexto escolar requer a formação, o envolvimento e o compromisso de todos que fazem parte do processo educacional, no sentido de repensar o processo de ensino e aprendizagem na e para a sociedade do conhecimento.
A Tecnologia no âmbito escolar requer mudanças que sejam condizentes com o paradigma da sociedade do conhecimento, o qual se caracteriza pelos princípios da diversidade, da integração e da complexidade.
“Intel Educação para o Futuro é uma iniciativa mundial para ajudar professores experientes e futuros professores a integrar tecnologia à Educação, para desenvolver a habilidade do aluno de pensar em alto nível e aperfeiçoar o aprendizado. Ao participar no programa, os professores recebem um treinamento extensivo, além de recursos para promover o uso efetivo de tecnologia na sala de aula.”

Roberto Carlos Delmas da Silva disse...

dOlá pessoal como vai?

Sou suspeito pra falar deste Curso Intel. Fui participante o ano passado e aprendi muito sobre tecnologias em educação. Agradeço às professoras Simone e Margareth ministrantes do curso pelo capacitação que me foi dada. Se estou aqui finalizando esta pós-graduação foi devido também a este curso, que contribui e muito para abrir as portas do conhecimento a respeito das tecnolgias aplicadas á educação.

Margareth disse...

Roberto
O curso Intel-Educação para o Futuro abre caminhos e dá suporte através do material didático que disponivel para que o professor que deseja inovar em sua prática pedagógica inserindo novas tecnologias.
Um abraço e vá em frente.

Maria Auxiliadora Machado de Jesus disse...
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Maria Auxiliadora Machado de Jesus disse...
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Maria Auxiliadora Machado de Jesus disse...

Alguns Técnicos da Divisão de Tecnologia de Ensino (DITE) no ano de 2003 através de um convênio de cooperação foram capacitados para serem multiplicadores da Intel Educação para o Futuro, onde cada um estaria na responsabilidade de capacitar professores participantes até o presente momento foram capacitados mais de 400, porém a meta da Intel seria de 1800.
A capacitação é ministrada por um professor multiplicador em 07 dias com uma carga horária de 40. O professor participante recebe o material impresso Livro Intel e caso deseje cópias da enciclopédia Encarta e do Publisher softwares utilizados durante as capacitações.
O Programa Intel educação para o Futuro já ajudou mais de 76 mil professores em todo Brasil, a saber, tirar melhor proveito da tecnologia em sala de aula, em beneficio de seus alunos, em todos estados do Brasil.
A iniciativa Intel foi reconhecida e aprovada pelo Ministério da Educação. Muitos de nós educadores apesar de já termos participado da capacitação da Intel não tem conhecimento da amplitude desse programa e que a Fundação Bradesco, atende mais de 107 mil alunos em 40 escolas, e que ela é a principal responsável pela formação de professores multiplicadores dessa tecnologia.
A Intel está empenhada em fazer com que a população brasileira tenha acesso as Internet e as possibilidades que a tecnologia da informação representa: produtividade, inclusão social e educação.

Maria Auxiliadora Machado de Jesus disse...

"ALGUMAS ANOTAÇÕES SOBRE A INTEL NO BRASIL, EM SERGIPE E SUA PROPOSTA"


2.2. INTEL NO BRASIL: UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA

O programa Intel Educação para o Futuro, anunciado oficialmente no Brasil em junho de 2001, com a participação de algumas das instituições responsáveis pela sua implantação: Fundação Bradesco, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Centro Paula Souza e representantes do governo federal e estadual.
A iniciativa tem como objetivo proporcionar desenvolvimento profissional real aos professores em sala de aula, capacitando-os a integrarem o uso da tecnologia da computação em seus atuais conteúdos programáticos, visando a melhoria do aprendizado e progresso dos alunos.
Seguindo a mesma estratégia adotada em outros países, estabeleceu acordos de cooperação técnico-educacional com as Secretarias de Educação de diversos estados com o objetivo de implantar o Programa "Intel® Educação para o Futuro" no Brasil. O programa Intel é desenvolvido no sentido de integrar a tecnologia aos programas voltados para o ensino fundamental e médio.
Em um mundo cada vez mais dependente da tecnologia - seja no lar ou no local de trabalho - estes são dados estatísticos que devem ser modificados. Obviamente as salas de aula não podem ser deixadas para trás. Os professores sabem disso e têm solicitado suporte que os posicionem além dos "elementos básicos" em termos de capacitação. Eles entendem que eles próprios e os seus alunos devem ser fluentes em tecnologia.
A capacitação dos professores é conduzida de forma a orientar os professores em como, quando e onde incorporar ferramentas e recursos de tecnologia aos seus planos de aula, criar ferramentas de avaliação e alinhar as aulas aos padrões da região, estado e país.
A metodologia de ensino consiste de um curso de 40 horas de aulas práticas, distribuídas por meio de dez módulos de quatro horas, cujos conteúdos foram adaptados de acordo com os PCN's (Parâmetros Curriculares Nacionais) definidos pelo Ministério da Educação, e permite que os professores desenvolvam um conjunto completo de planos de aula divididos por temas. Alem disso, estimula os estudantes a utilizar a tecnologia para realização de pesquisas, compilação de informações e comunicação com outros colegas e professores.
A Microsoft participa no suporte oficial do projeto com a doação de software (Enciclopédia Encarta 2002, Publisher e também o pacote de aplicativos Office XP), fornecido gratuitamente a todos os professores que concluem satisfatoriamente o curso para que possa colocar em prática o que aprendeu. O treinamento também inclui uso da Internet, web page design e software multimídia.


3. O PROGRAMA INTEL EM SERGIPE: FORMANDO DOCENTES

O Programa Intel educação para o Futuro teve inicio no estado de Sergipe em parceria com a Secretaria de Estado de Educação em 10 de outubro de 2003 quando capacitou uma turma de 28 técnicos da Divisão de Tecnologia de Ensino – DITE e alguns professores articuladores dos laboratórios de informática.
O Termo do Convênio de Cooperação Técnico-Educacional (Ofício nº 1305/003), (Ref: SEED/GS - 605) que entre si celebraram Secretaria de Estado da Educação de Sergipe e a Intel Semicondutores do Brasil Ltda foi assinado pelo secretário de educação em exercício no período e a Intel Semicondutores do Brasil Ltda.
A capacitação ocorreu em cinco dias consecutivos (segunda a sexta) de aula com 8 horas de aula diárias. Mesmo participando do curso para ser professor multiplicador o professor participa da capacitação como se fossem professores participantes.
A capacitação da Intel tem como intuito oferecer desenvolvimento profissional aos educadores enfocados em melhorar a educação com a tecnologia e abordagens de aprendizado centrado nos estudantes.
A primeira capacitação ocorreu de 31/05/2004 a 06 de junho de 2004, com a instrutora Acássia Araújo Barreto, a turma teve 21 professores inscritos de disciplinas diversas de escolas estaduais, No transcorrer do ano de 2004 foi ministradas 21 capacitações, sendo 06 turmas em Lagarto, duas na Escola Estadual Dr. Airton Teles em Itabaiana e duas no Colegio Estadual General Calazas no municipio de Nossa Senhora das Dores as demais oconteceram na Divisão de Tecnologia de Ensino – DITE totalizando o número de 21 turmas onde 306 professores em regencia foram capacitados e concluíram com êxito.
Além da Diviisão de Tecnologia de Ensino outras instituições de ensino estão autorizadas a capacitar professores através da escola virtual.
A Intel está sempre derrubando os limites da inovação para tornar a vida das pessoas mais gratificante e mais fácil de gerenciar. Seu compromisso inabalável com o avanço da tecnologia transformou o mundo através de incríveis saltos tecnológicos.
À medida que nos avançam 10 módulos que compreendem este programa, os professores terão a oportunidade de colaborar com outros professores e discutir idéias para introduzir e usar a tecnologia em suas salas de aula.
O objetivo final do programa é formar professores em como promover o aprendizado baseado na investigação, bem como, integrar efetivamente a utilização de computadores aos seus currículos, de modo a resultar em melhoria na aprendizagem e nas realizações de seus alunos. Cada professor criará um Portfólio de unidade.
Alguns pontos importantes devem ser cumpridos pelo professor após se tornar professor multiplicador:
• Ministrar capacitações para no máximo 60 professores conforme as diretrizes do programa.
• Monitorar o comparecimento do professor participante em cada aula, e eliminar os participantes que por alguma razão abandonou o curso.
• Garantir que todos participantes completem os 10 módulos do programa e preencham a avaliação de reação.

A Intel é uma empresa em movimento constante, abastecendo uma indústria que nunca descansa. Eles inspiram seus parceiros a desenvolverem produtos e serviços inovadores, estimulam o setor a suportar seus produtos e orientam os padrões da indústria. Seu objetivo é fornecer em conjunto soluções mais eficientes, com mais benefícios e mais rapidamente.
Além da capacitação da Intel Educação para o Futuro (escola Virtual) existem programas de Educação da Intel que tem como enfoque ajudar os educadores a desenvolver, nos alunos, as habilidades do século 21. Como corporação líder, a Intel reconhece que o êxito futuro depende da ajuda dada aos jovens para tanto:
Eles Trabalham com professores para:

•Integrar a tecnologia no currículo centrado no estudante e sua avaliação;
•Cumprir os parâmetros curriculares e requerimentos estaduais e nacionais da educação;
•Motivar os estudantes a sobressair em Matemática e Ciência;
•Encorajar o pensamento crítico, a colaboração e a pesquisa.

Trabalham com líderes escolares para:

•Fornecer capacitação profissional a professores e diretores baseada na pesquisa;
•Melhorar a infra-estrutura;
•Desenvolver liderança educativa.

Trabalham com as comunidades para:

•Apoiar seus esforços para diminuir a exclusão digital;
•Fornecer oportunidades para aprender as habilidades em tecnologia enquanto aumenta o envolvimento comunitário.

A Intel mede o impacto destes programas na habilidade do professor em integrar efetivamente a tecnologia em sala de aula e na habilidade do estudante de usar as ferramentas apropriadas da tecnologia para apoiar as atividades de aprendizado.
Estamos vendo todos os dias que a geração atual já nasce sob influência da tecnologia e a encara com a maior naturalidade. Deste modo perguntamos. Se for assim, como deve ser a escola ideal para atender aos anseios das "crianças digitais?” E como devem ser preparados os professores?
O uso efetivo de tecnologia em sala de aula é essencial para o aprendizado tanto para o aluno bem como para o professor. A Tecnologia leva conhecimento e o Conhecimento abre portas. É por isso que a integração da tecnologia na educação é um passo crucial na preparação dos jovens para que possam crescer e prosperar na atual economia global baseada no conhecimento.
Professores e alunos precisam de desenvolvimento profissional de alta qualidade para pôr esses fundamentos em prática. Ninguém mais duvida que o computador seja coisa do presente, o que parecia futuro há pouco tempo atrás já é realidade na sala de aula. O problema hoje é o que fazer com esse instrumental. Muitos professores ainda não sabem usar o computador, portanto, o primeiro passo é aprender a fazer isso. É preciso saber o que ele pode fazer, para depois saber o que fazer com ele. Isso não quer dizer que devemos saber tudo sobre computador, é preciso, pelo menos, ter intimidade com os recursos mais freqüentemente usados do editor de textos, porque o resto o professor poderá ir aprendendo um pouco a cada dia de uso desse programa. Além disso, saber receber e enviar e-mails e saber navegar na Internet são condições indispensáveis para quem quer usar o computador na sala de aula.
As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação estão derrubando as paredes das salas de aula das nossas escolas, fazendo com que professores e alunos ingressem no espaço virtual. O jovem aluno não procura mais o conhecimento bem estruturado nos livros didáticos, mas no imenso universo do hipertexto. Diante dessa realidade, o aluno tem que reaprender a estudar e o professor a ensinar.
Através das capacitações da Intel podemos evidenciar que os professores mesmo sem perceber colocam em prática Os quatro pilares da educação de Jacques Delors: Aprender a ser, Aprender a conhecer, Aprender a Fazer e Aprender a Conviver.

Aprender a ser

Considera-se que a Educação deve ter como finalidade o desenvolvimento total do indivíduo “espírito e corpo, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade”. À semelhança do aprender a viver com os outros, fala-se aqui da educação de valores e atitudes, mas já não direcionados para a vida em sociedade em particular, mas concretamente para o desenvolvimento individual.
Pretende-se formar indivíduos autônomos, intelectualmente ativos e independentes, capazes de estabelecer relações interpessoais, de comunicarem e evoluírem permanentemente, de intervirem de forma consciente e proativa na sociedade. Este tipo de aprendizagem depende diretamente dos outros três.

Aprender a Conhecer

Esta aprendizagem refere-se à aquisição dos “instrumentos do conhecimento”. Debruça-se sobre o raciocínio lógico, compreensão, dedução, memória, ou seja, sobre os processos cognitivos por excelência.
Contudo, deve existir a preocupação de despertar no aluno, não só estes processos em si, como o desejo de desenvolvê-los, à vontade de aprender, de querer saber mais e melhor.
O ideal será sempre que a educação seja encarada, não apenas como um meio para um fim, mas também como um fim per si.
Esta motivação pode apenas ser despertada por educadores competentes, sensíveis às necessidades, dificuldades e idiossincrasias dos alunos, capazes de lhes apresentarem metodologias adequadas, ilustradoras das matérias em estudos e facilitadoras da retenção e compreensão das mesmas.
Pretende-se despertar em cada aluno a sede de conhecimento, a capacidade de aprender cada vez melhor, ajudando-os a desenvolver as armas e dispositivos intelectuais e cognitivos que lhes permitam construir as suas próprias opiniões e o seu próprio pensamento crítico. Em vista a este objetivo, sugere-se o incentivo, não apenas do pensamento dedutivo, como também do intuitivo, porque, se é importante ensinar o “espírito” e método científicos ao estudante, não é menos importante ensiná-lo a lidar com a sua intuição, de modo a que possa chegar às suas próprias conclusões e aventurar-se sozinho pelos domínios do saber e do desconhecido.

Aprender a Fazer

Indissociável do aprender a conhecer, que lhe confere as bases teóricas, o aprender a fazer refere-se essencialmente à formação técnico-profissional do aluno. Consiste essencialmente em aplicar, na prática, o seu conhecimento teórico. Atualmente existe outro ponto essencial a focar nesta aprendizagem, referente à comunicação. É essencial que cada indivíduo saiba comunicar e não apenas reter e transmitir informação, mas também interpretar e selecionar as torrentes de informação, muitas vezes contraditórias, com que somos bombardeados diariamente, analisar diferentes perspectivas, e refazer as suas próprias opiniões mediante novos fatos e informações.

Aprender a Conviver

Este domínio da aprendizagem consiste num dos maiores desafios para os educadores, pois atua no campo das atitudes e valores. Cai neste campo o combate ao conflito, ao preconceito, às rivalidades milenares ou diárias.
No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum, pois o Homem tende a temer o desconhecido e a aceitar o semelhante.

PROPOSTA DA INTEL

Atualmente a maioria das escolas da rede pública estadual do estado de Sergipe, tem disponível um laboratório de informática. Muitos alunos com o auxilio de professores que tem uma visão de futura em torno das novas tecnologias de comunicação e informação tem utilizado a Informática como um recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem, auxiliado seus alunos a realizar atividades relacionadas a determinados conteúdos no computador, com o objetivo de tornar a atividade mais interessante e motivadora.
Muitas vezes a informática é utilizada com o objetivo de possibilitar ao aluno uma integração aproximada com a tecnologia que se apresenta constante na vida atual nos bancos, indústrias ou até mesmo para a troca de mensagens através de e-mails ou conversas entre adolescentes de outras escolas, o que não deixa de ser uma forma de aprendizagem.
São muito evidentes os sinais da importância do uso do computador nas instituições de ensino. Como qualquer ferramenta educacional, o computador possui vantagens e desvantagens, sendo mais apropriado para algumas aplicações do que para outras, não sendo a resposta para todos os problemas educacionais, nem o abandono do que é bom no sistema educacional. Depende do facilitador na sala de aula para que o computador seja usado de uma maneira eficiente.
A Intel, seguindo a mesma estratégia adotada em outros países, estabeleceu acordos de cooperação técnico-educacional com as Secretarias de Educação de diversos estados com o objetivo de implantar o Programa "Intel Educação para o Futuro" no Brasil.
Em 6 de setembro de 2001 foi firmado um acordo de cooperação entre a Fundação Bradesco e a Intel Semicondutores do Brasil Ltda., para a implantação do Programa "Intel Educação para o Futuro" nas escolas públicas brasileiras.
O Objetivo do acordo de cooperação é a formação de professores das escolas públicas brasileiras na utilização da tecnologia, na organização e desenvolvimento de projetos intercurriculares, através de conceitos e metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem. Neste programa, a Fundação Bradesco, através de suas unidades de ensino localizadas em todos os Estados brasileiros, expandirá o atendimento de formação de professores na rede pública de ensino e contribuirá na adaptação do material pedagógico, de acordo com os parâmetros curriculares nacionais.
A Escola Virtual amplia o projeto pedagógico da Fundação Bradesco para além das fronteiras das suas 40 unidades escolares. Ela veio consagrar o trabalho da Fundação Bradesco oferecendo possibilidade de acesso aos cursos, além das fronteiras das nossas unidades de ensino. A Fundação Bradesco é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1956, por Amador Aguiar, para oferecimento de educação básica, educação profissional e educação de jovens e adultos às comunidades carentes.
Hoje são 40 escolas localizadas em 26 Estados e no Distrito Federal. Sua proposta é a de, por meio de parcerias locais com entidades sem fins lucrativas e públicas, propiciar um ambiente virtual e presencial, no qual o aluno será o principal agente e condutor da sua própria aprendizagem.
• Valorizar o gerenciamento da aprendizagem e dos conteúdos, por meio de um ambiente integrado de ferramentas e uma metodologia de mediação pedagógica que valoriza o ritmo e a capacidade de aprendizagem dos alunos. Tendo uma expectativa de atender a distância e presencialmente alunos de todo o Brasil, oferecendo cursos totalmente gratuitos.
• Dedicado a oferecer cursos a distância - via Internet e semipresenciais nos segmentos de Educação Básica, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos - o portal de e-learning, denominado Escola Virtual, está à disposição de alunos e ex-alunos, educadores e funcionários da Fundação Bradesco, além de pessoas da comunidade e desempregados que desejem obter uma nova especialização ou requalificação para o trabalho.
O Portal Escola Virtual tem capacidade para atender até 150 mil alunos e foi desenvolvido a partir de um conceito de mediação pedagógica que valoriza a interação e a colaboração dos alunos por meio de ferramentas síncronas e assíncronas, com gerenciamento de campus virtual, conferência on-line, exercícios on-line, chat e fórum.
Além dos cursos oferecidos, os alunos podem constituir comunidades de prática favorecendo a formação contínua.Atualmente estão disponíveis diversos cursos das áreas: comportamental, tecnologia da informação e de formação continuada de profissionais da educação. O Portal da Escola Virtual também oferece suporte ao Projeto "Intel Educação para o Futuro" como espaço virtual de comunicação e colaboração entre os participantes do projeto, voltado à formação de profissionais da educação para o uso da tecnologia.

Para ler

O que a Escola não ensina

Um recado de Bill Gates ... SlideShare Link

Tutorial

Como inserir vídeo no blog educacional